Clima
Sexta-feira será de chuva forte em todo Estado
De acordo com a Sema, a instabilidade ganha força a partir desta quinta e vem acompanhada de temporais
Leandro Lopes -
O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) destaca que a instabilidade ganha força ao longo desta quinta-feira (9) e a previsão é de chuva com potencial para ser forte e acompanhada de temporais em todo o Estado. Nesta quinta, os maiores volumes podem se concentrar no Oeste gaúcho.
Nesta sexta, além da instabilidade, terá formação de uma frente fria que deve potencializar a chuva no Rio Grande do Sul. Em todo o Estado, a precipitação ocorre em forma de pancadas acompanhadas por descargas elétricas, ventos e eventual queda de granizo. Os volumes serão bastante expressivos no Oeste e também na Metade Sul. Os ventos seguem com intensidade moderada à forte. As temperaturas não oscilam muito por causa do tempo fechado.
O alerta é feito também pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo o prognóstico, o acumulado de chuva na sexta pode chegar a 100 milímetros, os ventos podem atingir até 100 quilômetros por hora e há possibilidade de queda de granizo, com risco de alagamentos.
No sábado, a frente fria vai se afastando e a instabilidade começam a perder força. Ainda tem chuvas eventualmente mais expressivas com trovoadas no Norte gaúcho. No domingo, o sol predomina com a entrada de uma nova massa de ar seco que diminui bastante as temperaturas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário